- Área: 250 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Andrés García Lachner
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Residência Moon está localizada no pacífico central em Ojochal, em um local cercado por um denso bosque e vistas para o mar. A residência foi criada para a família hindu Shivji, que procurava um espaço experimental que lhes permitiria desfrutar de um ambiente lúdico e saudável por meio do aproveitamento de estratégias passivas que promovem a eficiência energética e o conforto térmico necessário.
O projeto se trata de uma residência onde sua envolvente permite funcionar como um organismo vivo no entorno natural aproveitando ao máximo as variáveis naturais do local sem intervenção do proprietário, a fim de assegurar que o conforto do espaço seja efetuado de forma automática.
A proposta está composta de três módulos representados volumetricamente como bulbos. Dois deles são ocupados pela área social, os quais estão envoltos por uma grande massa de água que melhora o ambiente, iluminação e ventilação. O outro bulbo é ocupado pela área privada onde estão os dormitórios. A composição estrutural dessa zona é menos permeável de forma que controla a massa térmica do espaço criando o clima e as condições adequadas para seu uso.
Esqueleto Estrutural:
O objetivo do projeto é criar uma rápida construção por meio de uma montagem com a menor quantidade de materiais possível.
A Residência Moon foi desenhada com um método de construção modular composto por dez arcos em forma de costela. Estão cobertos por uma pele de lâminas multicelulares de 16mm em policarbonato branco, para incentivar a iluminação natural na fachada norte, e em direção ao sul, um termo-painel de refrata o calor produzido pela luz solar.
Existe uma clara economia de materiais (concreto, metal, policarbonato e umas poucas peças de madeira). Isso facilita a manutenção e evita a dependência tecnológica.
Envolvente:
Uma pele composta de uma lâmina de policarbonato multicelular de 16mm na fachada norte para aumentar a entrada de luz natural. Em direção ao sul é colocada uma lâmina opaca tipo termo-painel para controlar a insolação direta e a temperatura do espaço.
O objetivo é criar o espaço com o uso de uma única dobra. Sua forma em arco permite o fluxo constante de ar fresco mantendo uma temperatura adequada.
Composição Programática:
A escolha dos materiais e a composição se desenvolvem dependendo do programa e o controle de massa térmica necessária em cada espaço.
A área social se desenvolve como uma área permeável que permite a entrada de luz e ventilação natural criando um ambiente como se estivesse no exterior.
A área privada está contida em uma nave de alvenaria de dois pavimentos, que permite controlar a massa térmica nos dormitórios e conseguir o conforto requerido nos quartos.
Controle Climático:
O fluxo do vento é possível aproveitando exitosamente a forma e orientação da residência.
Nas fachadas norte e sul, são criadas aberturas fixas cobertas unicamente com uma malha e treliças para permitir o fluxo de vento constante e criar o conforto térmico esperado. No leste e oeste, são fixadas amplas aberturas que permitem um maior fluxo de vento, caso seja necessário. Devido as estratégias aplicadas na iluminação e ventilação natural, o espaço possui uma umidade relativa de 66% e uma temperatura de 24°C.
A área social está rodeada de água a qual se utiliza como elemento para aumentar os índices de luz natural no espaço e como estratégia de resfriamento do ar que cruza o interior.